terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornalismo???

Por vezes quando olhamos as notícias ficamos com aquela ideia de que o próprio jornalismo anda como o país por ele retratado. As pérolas são imensas que nem sei bem por onde começar. Certo é que palavras como rigor e isenção parecem há muito desaparecido do léxico jornalístico de Portugal e infelizmente parece que afecta todo o tipo de órgãos de informação.

Durante todo o Euro os telejornais das televisões e as páginas dos jornais andaram completamente inundadas de uma coisa chamada Selecção de Futebol Nacional. Devo dizer que acho bem todo o apoio que se deu à nossa Selecção e que é lógico que devemos andar informados do que por lá se passa, mas quando isso passa 24h na TV e depois temos notícias como jogadores que jogam playstation no quarto, outros que metem música para os amigos entre muitas outras coisas pergunto-me: E o resto do Mundo? Parou? Fiquei com a ideia de que mais alguns dias de Euro e todos seríamos informados acerca da cor e modelo da roupa interior dos nossos jogadores.

Recentemente um acontecimento voltou a entristecer a comunidade aeronáutica em Portugal. Na Passada semana nos arredores do aeródromo de Tires uma Aeronave Cessna 152 propriedade da Escola Leávia caiu em Matarraque durante um voo nocturno de treino. A aeronave efectuava diversos "toca e anda", manobra em que a aeronave descola, efectua circuito de aeródromo e aterra para novamente descolar logo de seguida. Este fatídico acontecimento levou as vidas do instrutor e do aluno. Confesso que talvez por estar tão ligado à aviação que isto me incomode mais, e tenho a certeza de que em outras áreas será mais ou menos a mesma coisa. O que trago aqui é que o acidente foi sempre sendo tratado como a queda de um ultra leve ou de uma avioneta, neste campo apenas posso dizer como acima referido que se tratava de uma AERONAVE, termo fácil já que identifica tudo o que voa, de marca Cessna, modelo 152, modelos de 2 lugares mas que pode levar um pequeno banco para transporte de crianças aumentando assim para 4 ocupantes. Esta aeronave é um AVIÃO, não é nem uma avioneta nem muito menos um ultra leve.
A comunidade aeronáutica já refeita de tal imprecisão e num profundo apoio às famílias é novamente surpreendida com nova notícia em que se dá importância ao facto do aluno ser milionário e frequentar o mesmo curso de piloto na escola do seu pai, este também milionário. É isso informar? De que serve o ter mais ou menos dinheiro quando se morre? Qual o valor da vida humana em jornalismo para ser retratada em função da sua conta bancária?

Nova semana, novos atropelos jornalísticos, infelizmente a aviação em Portugal foi notícia mais uma vez pela negativa, hoje mesmo pela manhã um Piper Seneca II da AWA sediada em Tires caiu na quinta de Manique. Felizmente o aluno saiu ileso e o instrutor foi rapidamente levado para o hospital e ao que sei encontra-se bem. Ora nova semana, nova notícia e claro, nova asneirada. Pois se um Cessna 152 que é mono motor e de apenas 2 lugares se confunde com um ultra leve é perdoável a quem é leigo na matéria, agora confundir uma aeronave de até 6 lugares bimotor já é um tanto complicado. Entretanto encontrei uma teoria que possivelmente explica estes furos jornalísticos; tudo o que não tiver duas turbinas debaixo das asas e não disser TAP de lado é chamado de avioneta ou ultra leve. Se na minha vida profissional tivesse tanta falta de rigor estaria na rua.

Já pensaram o que seria se os jornalistas fossem médicos?

Um jornal online publicou esta foto hoje acerca da notícia que acabei de falar, logo abaixo deixo-vos uma foto do avião que hoje caiu em Cascais.


Foto: Paulo Santos

Parecidos???

Sem comentários:

Enviar um comentário